Os espetáculos Relicário e Ser ou EnloqueSER, ambos sob a coordenação artístico-pedagógica da professora Marcia Azevedo e fruto das pesquisas realizadas por turmas do último estágio da formação de atores do Macunaíma, entram agora para o circuito profissional e participam de festivais de teatro em São Paulo, Minas Gerais e Paraná. 

Relicário

Inspirado em O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, livro infanto-juvenil de Jorge Amado, Relicário foi idealizado como peça de formatura de uma turma de alunos da Unidade Marechal do Macunaíma em 2014. O espetáculo traz à tona certas questões dos idosos e se propõe refletir sobre os sonhos não concretizados, o abandono e as narrativas da experiência. Além da referência do livro de Jorge Amado e das histórias de seus próprios familiares, os estudantes-atores visitaram os idosos do Hospital Geriátrico e de Convalescentes Dom Pedro II para a criação da peça.

O grupo, que agora se autodenomina Relicário, foi selecionado para participar da primeira edição do Festival de Teatro de Mairiporã-SP, realizado entre os meses de junho e julho de 2019. Mas esta não é a primeira excursão do espetáculo, que já se apresentou no Estúdio TESCOM em Santos, no FRINGE – mostra que integra a programação do Festival de Teatro de Curitiba – e na primeira edição do Festival Internacional de Teatro Sapucaia (FITS), em Minas Gerais. Em São Paulo, Relicário fez uma curta temporada no Centro Compartilhado de Criação e participou por dois anos seguidos do Festival Satyrianas.

Ser ou EnlouqueSER

Levando como subtítulo a última frase proferida pela personagem Hamlet – O resto é silêncio –, a peça foi inspirada no clássico de William Shakespeare e é resultado da pesquisa realizada por uma turma de formados da Unidade Alphaville do Macunaíma em 2018. Em sua releitura da obra shakespereana, o grupo procurou enfocar os conflitos sociais e interpessoais em sua reverberação contemporânea e destacou o tema da loucura, como enfatiza um trecho da sinopse do espetáculo: “A loucura de cada um faz com que a todo momento tenhamos que decidir os caminhos que devemos percorrer do nosso ser ou não ser.” 

  Em sua primeira saída do Macu, Ser ou EnlouqueSER foi selecionado para participar da segunda edição do Festival Internacional de Teatro Sapucaia (FITS), em Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais, no dia 20 de julho de 2019, no Palco Inatel. E, ainda que esta seja a primeira apresentação profissional de Os Laranjas, atual nome do grupo, os recém-formados da Unidade Alphaville do Macunaíma já estão inscritos em outros festivais e mostras de teatro e articulam a continuidade de seu trabalho. 

0 Comentários

Cancel