O último encontro do Café Teatral de 2019, realizado em outubro na Unidade Macu Barra Funda, contou com a participação de Maiara Tissi e Christal Araujo e foi pautado pelo tema: Como deixar sua marca: planejamento e estratégias de conteúdo nas redes sociais para artistas e companhias de teatro. As redes sociais, entre elas, o Facebook, Instagram e Twitter, têm ganhado espaço e influência em nossas vidas, chegando mesmo, em muitos casos, a substituir a comunicação que antes se fazia por outros meios, como o impresso. Das notícias às informações mais banais, recorremos hoje à internet, fenômeno este que, como não poderia deixar de ser, se faz sentir também em relação a obras e eventos artísticos, inclusive, teatrais. Por isso, cada vez mais, os antigos cartazes e flyers de divulgação têm sido substituídos por suas versões digitais, e a via mais eficaz de alcançar um número maior de pessoas parece ser a organização de eventos e postagens virtuais.

Aprendendo na prática

As convidadas do Café Teatral de outubro tiveram muito a contribuir para o assunto. Maiara Tissi e Christal Araujo uniram suas formações em Comunicação Social e Psicologia com a paixão pela arte e criaram a Revoada Assessoria de Comunicação, especializada em artistas e companhias de teatro. Em sua exposição, elas dividiram as estratégias de planejamento digital em quatro tópicos: 1. Autoconhecimento (análise de pontos fortes); 2. Metas (o grande propósito); 3. Comunicação (público alvo: tipos de linguagem e conteúdo); Divulgação (formas de planejamento). Assim, entre a partilhada do conhecimento experimentado e dicas valiosas, o bate-papo teve muito a acrescentar aos participantes do encontro e, principalmente, aos estudantes da escola.

No Macu, os alunos têm, a cada novo semestre, a oportunidade de vivenciar processos cujas apresentações são abertas ao público, buscando viabilizar o aprendizado favorecido pela experiência do encontro cênico com seu real e mais importante destinatário: o espectador. Com isso, os estudantes convidam familiares e amigos para prestigiá-los, acarretando, como parte de sua formação, o desafio de formular estratégicas de divulgação e marketing social para suas peças. O que, de acordo com um aprendizado que se dá pela prática, já os prepara para a construção futura de suas carreiras

Nesse sentido e em diálogo com as dinâmicas da vida contemporânea, o último Café Teatral de 2019 só teve a acrescentar à trajetória dos alunos do Macu, preparando-os para lidar com suas produções cênicas na etapa de sua divulgação e enriquecendo, desse modo, suas perspectivas profissionais. 

0 Comentários

Cancel