2019 foi marcado por uma data bastante importante para o Macunaíma, a comemoração de seus 45 anos, celebrada com atividades artístico-pedagógicas muito especiais, as quais nos propomos agora revisitar, com o objetivo de resgatar da memória o que fora vivenciado durante o ano.  

I Seminário Stanislávski em Ação

Em janeiro de 2019, aconteceu o I Seminário Stanislávski em Ação: Um Olhar Investigativo Sobre o Sistema, que pretendeu, pela primeira vez, apresentar e debater a prática pedagógica do Macunaíma, revelando a pesquisa sobre o Sistema Stanislávski no processo de formação continuada de seus professores. Composto por instalações, mesas de debate, workshops, intervenções e apresentações teatrais, o objetivo do I Seminário Stanislávski em Ação foi criar diálogos entre as práticas do pedagogo e a formação do ator, tendo em vista novos olhares sobre as teorias stanislavskianas. 

Parceria com a MITsp

Logo em março de 2019, o Macunaíma sediou duas importantes ações da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, a MITsp, relacionadas a uma proposta reflexiva sobre as produções apresentadas e intitulada Olhares Críticos. Em sua sexta edição, a MITsp reuniu obras internacionais e estreias nacionais, como também integraram sua programação os eixos Ações Pedagógicas e Olhares Críticos, abarcando atividades com objetivos formativos e reflexivos, como as que aconteceram no Macu.

Novas publicações 

Além das publicações semestrais do Caderno de Registro Macu, que já está em sua décima quinta edição, a parceria entre a escola e a editora Perspectiva lançou, em maio de 2019, mais uma obra: Sulerjítski – Mestre de Teatro, Mestre de Vida, de Daniela S. T. Merino. Somando-se à série de livros dedicados às pesquisas dos professores da escola, uma coletânea focada nos estudos sobre Konstantin Stanislávski foi inaugurada depois da criação do CLAPS – Centro Latino-Americano de Pesquisa Stanislávski e, em 2019, avançou para seu o terceiro lançamento.

Vivência sobre as Ações Físicas

Entre os meses de julho e agosto de 2019, a equipe do Macunaíma participou de uma vivência teatral com foco no aprofundamento dos estudos sobre um dos mais importantes enunciados de Stanislávski: as Ações Físicas. Esta atividade, coordenada por Michele Almeida Zaltron e intitulada Laboratório de Criação – Um Experimento sobre as Ações Físicas, objetivou uma experiência cênica sobre elementos que as constituem, segundo Stanislávski. 

1º Colóquio CLAPS

O Centro Latino Americano de Pesquisa Stanislávski celebrou seu primeiro ano de existência com um evento muito especial: o 1º Colóquio CLAPS – Um dia entre Grotowski e Stanislávski.  Este encontro, que se delineou como uma reflexão prático-teórica sobre dois grandes mestres do teatro, foi realizado em outubro de 2019 e contou com masterclasses, coordenadas por Camilo Scandolara e por Tatiana Motta Lima, uma palestra proferida por Débora Duboc, e uma mesa de debate, composta pelos coordenadores das masterclasses com a participação de Elena Vássina.

Mostras e encontros

Afora as atividades acima citadas para a comemoração dos 45 anos, o Macu realizou suas habituais mostras de teatro, em que se apresentam os resultados dos processos investigativos vivenciados por alunos e professores ao longo de um semestre letivo e que já completou 91 edições. Também aconteceram os encontros artístico-pedagógicos intitulados como Cafés Teatrais, que em 2019 se estenderam para a Unidade do Macu Campinas. 

Desejando que 2020 seja ainda mais produtivo, celebramos as experiências de 2019 e agradecemos a todos que de forma direta ou indireta contribuíram para estes 45 anos acontecessem!

0 Comentários

Cancel